DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > Trabalhar em casa: como gerir o seu tempo

 

Trabalhar em casa: como gerir o seu tempo

rapaz a trabalhar em casa no seu computador

Estar afastado do local de trabalho não significa um declínio na produtividade.

De facto, várias pessoas descobrem que a sua produtividade aumenta quando estão a trabalhar fora do escritório. Mas como consolidar o tele-trabalho e dar um empurrão ao seu negócio?

A situação atual fez com que milhares de trabalhadores tivessem que se adaptar a uma nova realidade de trabalho. A DHL reconhece as dificuldades e organizou algumas ideias para o ajudar.

Atribuir e completar tarefas

Um conselho simples mas que bem aplicado na gestão de tempo, faz sentido. Na sua essência, significa que deve escrever uma lista de objetivos/tarefas do dia e “atacar” o mais complicado logo no início quando tem mais energia. Com isto vai ganhar alento para as restantes tarefas que assim se tornarão mais fáceis.

Prioritizar

Trabalhar bem não é apenas desenvolver bom trabalho, mas é também desenvolvê-lo dentro de contingências temporais. Por este motivo é importante uma correta definição de prioridade entre todas as suas tarefas. Por mais que todas as tarefas possam parecer urgentes, haverá seguramente algumas mais importantes e são essas que devem merecer a sua maior atenção. Reveja as suas prioridades frequentemente para ter a certeza que está a trabalhar no tema certo e mais prioritário.

Trabalho Individual e Gestão de Equipas

Ao iniciar o seu dia com uma reunião rápida de ponto de situação consegue ter uma ideia clara dos seus objetivos e alinhar as suas prioridades com as da sua Equipa. A partir daí, pode melhor organizar o seu dia e suportar também o trabalho das pessoas quem precisa de colaborar de forma mais direta.

Organização e Comunicação

A forma como comunica com a sua equipa fora do escritório é importante para o sucesso do seu negócio. Consoante o tipo de informação e modelo de colaboração necessário utilize a ferramenta certa. Por vezes um telefonema rápido é melhor que um email, noutros casos uma mensagem numa plataforma de chat pode resolver e ser menos intrusivo. Lembre-se que os meios de comunicação assíncronos como o email permitem que os destinatários da sua mensagem lhe respondam na altura em que para eles seja também mais oportuno. Quando opta por comunicar via email tente escrever mensagens sucintas colocando a informação mais importante no topo e se possível use listas numeradas para elencar os vários assuntos abordados.

Leia sobre a alteração nos padrões de consumo de e-commerce em Portugal devido ao Covid-19 no blog da DHL.