Tendências globais em e-commerce

Tendências globais em e-commerce

Com a pandemia foram muitos os hábitos que se alteraram sobretudo devido às restrições impostas em cada país. Alguns negócios tiveram de se reinventar e surgiram novas tendências globais em e-commerce.

Saiba mais sobre as principais tendências que se têm verificado com a DHL Express:

Setores em retrocesso

Com o confinamento, certos tipos de produtos viram o seu declínio a acontecer. De acordo com a Stackline, malas de viagem, pastas de trabalho, fatos de banho, ténis de corrida e roupa formal foram alguns dos produtos que menos se venderam durante o mês de março (quando comparado com o mesmo período do ano anterior).

Mercados online em crescimento

Com os ginásios fechados, os equipamentos para treino tiveram um crescimento superior a 300% em e-commerce. Os conjuntos de trabalhos manuais viram as suas vendas crescer 117%. Para além das atividades, a comida também se tornou bastante popular no mercado online. Sopas, massa, arroz, vegetais, saladas de frutas, cereais e farinha fazem parte dos 20 produtos com maior crescimento no setor alimentar.

Saiba como conseguir manter clientes em e-commerce.

Crescimentos surpreendentes

O segundo maior crescimento (depois das luvas descartáveis) foram as máquinas de fazer pão. Tiveram um crescimento de 652% refletindo o desejo de as pessoas de se quererem manter ocupadas e alimentadas. Outros produtos com crescimentos surpreendentes foram as mesas de ping-pong (+89%) e resguardos de treino para animais de estimação (125%).

Alterar o rumo em tempos desafiantes

Os vendedores de produtos não essenciais dividiram-se em duas categorias:

1. Esperar que a normalidade regresse
2. Inventar ou vender um produto que se tenha tornado essencial

Enquanto que alguns que se inserem na segunda categoria foram acusados de tentarem beneficiar de uma emergência global, todos os que criaram produtos verdadeiramente úteis como um porta-chaves que evita que toque em superfícies contaminadas, tiraram o melhor partido desta oportunidade. Muitas empresas adaptaram-se a esta nova realidade alterando a sua produção para produtos essenciais como máscaras e desinfetantes que ajudam na luta contra a Covid-19.

Saiba ainda como algumas marcas responderam às necessidades dos consumidores nestes tempos desafiantes.