DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > Saiba como gerir as expectativas dos consumidores

 

Saiba como gerir as expectativas dos consumidores

Saiba como gerir as expectativas dos consumidores

Com a base de clientes em constante mudança, as empresas precisam de manter-se inteligentes de forma a preservarem a sua competitividade.

As cadeias de distribuição de comércio eletrónico encontram-se numa fase de constante evolução e adaptação, permitindo-lhes resolver os desafios colocados por este canal em rápido crescimento.

Para auxiliar as empresas a perceber como atingir o valor comercial que pretendem, a cadeia de distribuição da DHL realizou uma pesquisa global sobre a evolução das cadeias de distribuição de comércio eletrónico nos mercados B2B e B2C. Saiba mais sobre as tendências globais em e-commerce.

O que esperar

Segundo o estudo, as expectativas em constante mudança dos clientes, têm representado um impedimento à implementação total da estratégia de comércio eletrónico nos mercados de B2B e B2C.

Afinal, o que é que os clientes pretendem? E como é que os vendedores online podem satisfazer essas pretensões?

As decisões de compra por parte dos clientes são essencialmente baseadas no atendimento e nas opções de entrega específicas.

Devido ao aumento destas expectativas e ao crescimento das próprias empresas, poderão surgir ​​problemas na operação logística, associados à expansão para diversos países e sectores. Saiba mais como manter clientes em e-commerce.

Parceiro Logístico Externo (3PL – Third Party Logistics)

Consiste numa empresa parceira, que pode auxiliar outra com a logística, nomeadamente no desenvolvimento da estratégia e resolução de problemas, e na garantia de que a cadeia de distribuição está preparada para a respetiva procura.

O estudo revela-nos que cerca de metade das empresas optou por este modelo durante a sua expansão e que continuará a ser uma tendência.

Estratégia de distribuição

Atualmente as empresas usam dois ou mais métodos de distribuição para atender aos seus pedidos de comércio eletrónico, e mais de metade acredita que daqui a 3 ou 5 anos poderá ser necessária alguma mudança na sua estratégia. Os 3 principais caminhos a seguir serão:

  • Instalação de comércio eletrónico dedicada com inventário dedicado
  • Instalação multicanal com inventário combinado (online e tradicional/físico)
  • Instalação multicanal com inventários separados (online e tradicional/físico)

Mudar soluções para mudar negócios

A rápida mudança do comércio eletrónico requer cadeias de distribuição altamente adaptáveis, ágeis e económicas. A solução não passa por corresponder às expetativas dos clientes a qualquer custo mas sim por fornecer um serviço excecional e que permita gerar lucro.

Saiba mais sobre como as marcas responderam às necessidades dos consumidores.