Realidade aumentada aplicada à Logística

realidade aumentada aplicada à logística

Os óculos de realidade aumentada são uma das novas tendências na logística. Permitem ver passo-a-passo instruções de trabalho e informação, mostrando aos trabalhadores onde está localizado cada produto e onde colocá-lo no carrinho.

A DHL oferece a utilização de óculos de realidade aumentada mundialmente nos seus armazéns por defeito. As instruções em papel passaram a fazer parte do passado para os trabalhadores de armazém, uma vez que os óculos exibem toda a informação necessária. Para além da abolição do papel, esta ferramenta também permite que os colaboradores da DHL trabalhem melhor com as duas mãos livres, aumentando a sua produtividade em 15% e reduzindo a taxa de erro. Estes resultados foram demonstrados em estudos internacionais desenvolvidos nos Estados Unidos, Europa e Grã-Bretanha.

DHL como pioneira

“Como uma das primeiras empresas de logística a utilizar esta tecnologia, nós estamos a estabelecer novos padrões na recolha de pedidos” diz Markus Voss, Diretor de Informações e Diretor de Operações da DHL Supply Chain. “Os nossos consumidores estão entusiasmados em relação ao aumento de produtividade e a utilização de tecnologia inovadora nos seus armazéns.” Os trabalhadores também estão satisfeitos com os óculos de realidade aumentada: os óculos são muito leves e intuitivos de usar. Como resultado, o tempo necessário para familiarização e formação foi reduzido para metade.

Aplicação em diferentes áreas em teste

Três parceiros apoiaram a DHL neste processo: a Ubimax, que contribuiu com o seu software xPick, a Google e a Vuzix que contribuíram com os óculos dos modelos M100 e M300.

Estão a ser conduzidos testes de viabilidade com diferentes fornecedores na Austrália e na Ásia e os resultados são promissores. De acordo com estes testes, o número de óculos utilizados continuará a aumentar.

A DHL está ainda a examinar outras áreas de aplicação para esta tecnologia. Poderá incluir áreas como a formação, manutenção ou cálculo de dimensões de consignação.

Saiba mais sobre tecnologia com o artigo “A tecnologia 5G e a logística”.