DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Tecnologia & Inovação > Quais as inovações tecnológicas que cumpriram as suas promessas?

 

Quais as inovações tecnológicas que cumpriram as suas promessas?

Quais as inovações tecnológicas que cumpriram as suas promessas?

Desde o início do milénio que o mundo se depara com um período de intensa inovação e rápido progresso tecnológico.

Outrora o mercado era dominado por empresas industriais, químicas e de energia de grande dimensão, que foram substituídas por uma nova geração de empresas de software e tecnologia. Saiba mais sobre a realidade aumentada aplicada à logística.

Contudo, mesmo as grandes ideias pressupõem uma longa e árdua jornada. Muitas inovações acabam por desaparecer quando não encontram mercados significativos, ou são substituídas por ideias concorrentes.

Afinal de contas, onde se encontram as mais recentes inovações? Quais as são grandes ideias do séc. XXI que estão a mudar o mundo, e quais delas é que precisam de encontrar o seu nicho?

A conectividade está em todo o lado

Provavelmente a maior mudança nos últimos 20 anos deu-se com o crescimento da conectividade, especialmente as conexões sem fio à Internet. Saiba mais sobre o Trend Report da DHL: a nova geração wireless na logística.

A expansão do tráfego de dados móveis foi motivada em grande parte pelo desejo de acesso a serviços de áudio e vídeo, em qualquer lugar.

A mudança para o online de compras, lazer e acesso à informação, representou uma mudança radical para muitos negócios.

Acredita-se que possam existir em média mais de 2 dispositivos de Internet das coisas (IoT) conectados por pessoa. Nos próximos anos veremos um grande progresso das novas tecnologias projetadas para aumentar e apoiar as pessoas, ao invés de substituí-las.

Dobrar os dados

A capacidade de manipular e extrair informações de dados mudou drasticamente ao longo do século.

O surgimento de técnicas de análise avançadas e tecnologias de Inteligência Artificial (IA), permitirão tomar decisões complexas, tal como aconteceu com a China que confiou no seu forte setor tecnológico para o combate ao vírus.

A ascensão dos robôs

O séc. XXI tem sido pródigo no desenvolvimento de robôs, contudo a maioria do seu sucesso permaneceu fora dos olhos do público, nomeadamente nas aplicações logísticas. Saiba mais sobre a parceria entre a Avidbots e a DHL: Robôs Neo.

O grande desafio atualmente consiste na integração destas inovações por parte das fábricas nas operações existentes.

Jonathan Ward conclui que a tecnologia exige adaptação, alterações em várias funções, e líderes que ousem correr riscos, de forma a aplicarem novas formas de trabalho.

Saiba mais sobre a App DHL Express Mobile.