Packaging: conheça as novas tendências

Packaging: conheça as novas tendências

Um estudo da DHL revela que o packaging estará no centro da atenção das empresas nos próximos cinco anos.

Empresas e consumidores exigem cada vez mais um packaging sustentável e um menor desperdício dando assim lugar a novas tendências.

Otimização de packaging

As embalagens que não estão completamente cheias são uma das principais causas de danos no produto e responsáveis pelo prejuízo no custo e sustentabilidade. Como consequência, as empresas estão a introduzir um software que calcula a melhor proporção possível de artigos, caixas e paletes e que comunica diretamente os resultados aos profissionais de recolha. A Opticarton, por exemplo, a ferramenta inovadora da densidade de embalagens da DHL, maximiza o espaço das caixas e das paletes, selecionando e organizando com maior eficiência as embalagens com base no tamanho e peso.

Materiais sustentáveis

Na pesquisa que a DHL fez com clientes, a maioria dos inquiridos considerou que a introdução de um packaging sustentável é a sua prioridade número um num futuro próximo. A investigação de alternativas sustentáveis ao invólucro de plástico e aos envelopes de plástico de utilização única, assim como embalagens sustentáveis para compras está a aumentar. Ao mesmo tempo, os vendedores estão a ter o desafio de continuar a providenciar conveniência e equilibrar os custos de forma a manter um custo justo e um packaging sustentável.

Packaging reutilizável e logística reversa

A adoção de materiais reutilizáveis e os programas de reciclagem de circuito fechado para eliminar desperdício têm aumentado ultimamente, embora se mantenham alguns desafios. As indústrias que consideram construir um sistema de packaging economicamente viável e reutilizável têm de ter em conta o tamanho necessário da embalagem, o design dos sistemas de limpeza, a inspeção e manutenção de contentores e o custo, velocidade e facilidade de uso dos processos de logística reversa.

O relatório de tendências demonstra que o propósito das embalagens tem evoluído. Alcançar o próximo passo no desempenho do packaging irá requerer uma colaboração estreita entre especialistas da cadeia de fornecedores, especialistas em packaging e consumidores. Mantenha-se a par das tendências e saiba como pode enviar a sua encomenda de materiais sustentáveis com a DHL.