Conheça os novos mercados de exportação

Conheça os novos mercados de exportação

Os mercados de exportação já não se limitam aos Estados Unidos e à Europa.

A nova economia global está cada vez mais a afastar-se destes mercados de exportação e vão surgindo novos grupos de países que são agrupados conforme a sua taxa de crescimento, população e situação política. Conheça alguns desses grupos e os países que deles fazem parte:

Grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China)

Brasil

É a segunda economia na América a seguir aos Estados Unidos. Encontra-se em 109º lugar em 190 países no Ranking de Facilidade para Fazer Negócios do Banco Mundial e está a subir na tabela. As suas maiores importações são: combustíveis e óleo, maquinaria elétrica, computadores, veículos, químicos e fertilizantes orgânicos, produtos farmacêuticos e plásticos.

Rússia

Em crescimento é um mercado de importação forte. A Rússia é o único país BRIC com um rendimento per capita superior à média global. Encontra-se em 31º lugar em 190 países no Ranking de Facilidade para Fazer Negócios do Banco Mundial, tornando-o o país BRIC com melhor pontuação. As suas maiores importações são: maquinaria, computadores, veículos, produtos farmacêuticos, plásticos, componentes de aviões e naves espaciais, ferro, aço, fruta e frutos secos.

Índia

O país em maior crescimento dos BRIC. É a sexta maior economia mundial. Encontra-se em 77º lugar em 190 países no Ranking de Facilidade para Fazer Negócios do Banco Mundial. As suas maiores importações são: combustíveis, pedras preciosas, metais nobres, componentes eletrónicos e computadores, químicos, plásticos, gorduras vegetais e animais, óleos, ceras, ferro e aço.

China

Continua a crescer rapidamente. Muito provavelmente ultrapassará os Estados Unidos como a maior economia mundial em 2030. Encontra-se em 46º lugar em 190 países no Ranking de Facilidade para Fazer Negócios do Banco Mundial. As suas maiores importações são: equipamento eletrónico, combustíveis e óleo, computadores, minérios, equipamento médico e ótico, veículos, plástico, químicos e cobre.

Existe ainda o grupo MINT (México, Indonésia, Nigéria e Turquia) e o N-11 (Bangladesh, Egito, Indonésia, Irão, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia, Coreia do Sul e Vietname). São grupos de países com caraterísticas semelhantes com boas perspetivas para fazerem parte das maiores economias mundiais.

Se quer encontrar novos mercados de exportação e oportunidades de crescimento, tenha em atenção estes países. Escolha um parceiro de logística que entregue no mundo inteiro – inscreva-se numa conta DHL e terá acesso a mais de 220 países e territórios.