DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > Ferramentas de marketing digital indispensáveis para o seu negócio

 

Ferramentas de marketing digital indispensáveis para o seu negócio

Ferramentas de marketing digital indispensáveis

O Marketing Digital é a melhor ferramenta que os proprietários de negócios online podem ter e poderá ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Além disso, é mais fácil de competir comparativamente ao marketing tradicional. No entanto o marketing digital pode ser complexo e dispendioso em tempo.

Se decidir dedicar o seu tempo para melhorar esta vertente do seu negócio online, damos-lhe algumas dicas:

Website

Ter um website é o alicerce fundamental para a sua estratégia de marketing digital. Ainda assim, muitas empresas ainda não o fazem. Se for o seu caso, tenha em consideração alguns pontos chave que o ajudarão a implementar o seu website com sucesso:

  • Representação da Marca: comunique a mensagem da sua marca de forma consistente, através do logótipo, cores e o tom dos seus artigos. Esta será a forma como a sua audiência o vai ver, portanto tenha uma imagem cuidada.
  • Tenha um blog: Considere a criação de um blog onde possa criar conteúdo, informar a sua audiência e construir credibilidade. Veja aqui as nossas dicas para criar um blog para a sua empresa.
  • Optimização para mobile: Construa um site que seja de fácil utilização em dispositivos móveis. A utilização de mobile está cada vez maior, sendo na maioria dos casos este o dispositivo preferido dos utilizadores. Leia o artigo da DHL “M-commerce ou como o comércio eletrónico já não está só no computador”.
  • Tenha disponível a opção de partilha de conteúdo: Tenha botões no seu site que permitam a partilha nas redes sociais. Desta forma os utilizadores podem partilhar o seu conteúdo e fazer crescer a sua audiência.
  • Recolha e analise métricas: Uma das melhoras formas de melhorar o seu site é compreender como o site funciona até então.
    Reunimos 22 métricas para sites de e-commerce
    que irão, certamente, facilitar a tarefa de análise de métricas do seu site.

Redes sociais

As redes sociais são a melhor forma de ligar pessoas, sendo também, a melhor forma da sua empresa interagir com a sua audiência. Investir numa estratégia de redes sociais pode aumentar as visitas ao seu site:

  • Escolha uma rede social para começar: Não tente criar um perfil em todas as redes sociais à espera de sucesso. Estude o seu público alvo e veja qual a rede social que melhor se adequa aos seus produtos e estratégia.
  • Registe a sua marca em todas as plataformas: Evite que alguém se aproprie da sua marca online.
  • Seja consistente: Tal como no seu website, também nas redes sociais deve de ser consistente na sua comunicação. Isto pode ser, por exemplo, ter
  • as suas imagens de perfil iguais, entre todas as redes sociais.
  • Foque-se na comunicação: utilize as redes sociais para interagir com os seus seguidores e não apenas para promover os seus produtos. Saiba como usar influenciadores para vender mais online.
  • Crie um calendário: Defina quando vai colocar as próximas publicações e faça-o de forma consistente.
  • Recolha e analise métricas: Cada rede social permite a recolha de métricas. Use-as e saiba que publicações promover, editar, etc.

Email-Marketing

Criar uma boa base de dados para e-mail marketing pode demorar mas é bastante recompensador. Para começar a sua base de dados de e-mail marketing siga estes passos:

  • Escolha a plataforma certa: Tal como nas redes sociais, a escolha de plataforma depende do seu negócio e de que vantagens procura.
  • Crie um modelo de newsletter: Leve o tempo que precisar para criar a sua newsletter. A maioria das plataformas de e-mail marketing possuem modelos “ready-to-use”. Veja alguns exemplos do site Canva.
  • Encoraje o registo: Divulgue a sua newsletter no seu website, redes sociais e na sua assinatura de e-mail para aumentar a sua base de dados de registos. Pode oferecer incentivos pelo registo, tais como descontos, download grátis, subscrição premium por tempo limitado. Esta é um excelente forma de fazer aumentar a sua base de dados de e-mail.
  • Recolha e analise métricas: Utilize as ferramentas analíticas disponibilizadas pela plataforma de e-mail e analise métricas como o número de pessoas que clicaram num link específico ou o número de pessoas que abriram os e-mails que enviou.

Saiba como o e-mail marketing pode gerar mais vendas.

Otimização para motores de pesquisa (SEO)

A otimização do conteúdo para os motores de pesquisa é um dos passos mais importantes na sua estratégia de marketing digital. Será, desta forma, que se irá posicionar nos motores de pesquisa de forma a ser encontrado. Sugerimos seguir estes passos:

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo consiste na criação de conteúdo relevante e com valor para a sua audiência e é uma poderosa ferramenta de marketing. Para ter uma estratégia eficaz de marketing de conteúdos não se esqueça de:

  • Criar um calendário para o conteúdo: Planeie o seu mês de forma a ter conteúdo em alturas estratégicas.
  • Partilhe nas redes sociais: As redes sociais possuem a sua audiência. Portanto utilize esta ferramenta para dar a conhecer o seu conteúdo. Saiba como vender através das redes sociais.
  • Reutilize o seu conteúdo: Reutilize o seu conteúdo de formas diferentes. Não tenha medo de utilizar o mesmo conteúdo, no entanto faça-o de forma criativa.
  • Considere tornar-se autor convidado: considere escrever artigos para outros blogs e deixar que escrevam no seu blog. Desta forma poderá expandir a sua audiência e, assim, aumentar o tráfego do seu website. A sua empresa já tem um blog?

Estes são os pilares fundamentais para a sua estratégia de marketing digital. Se pretende encontrar mais dicas para o seu negócio de e-commerce visite a seção de e-commerce no nosso blog e mantenha-se atualizado sobre as tendências.