DHL Express Portugal > Perguntas mais frequentes

 

Perguntas mais frequentes

COVID-19

Sim. Todas as nossas equipas estão a trabalhar normalmente.

Em momentos desafiantes como o que vivemos, é crucial que a economia não pare. Mantemo-nos a operar, implementando medidas para salvaguardar a saúde das nossas pessoas e dos nossos clientes.

Por isso, simplificamos procedimentos e os nossos colaboradores dispõem de equipamento de proteção e são ativamente lembrados de que devem seguir as recomendações de higiene difundidas pelas autoridades competentes.

Enquanto empresa com atuação global, os cenários de risco de pandemia e epidemia são parte integrante do planeamento de risco contínuo da DHL.

A task force e as equipas operacionais, em todas as divisões, acompanham de perto o desenvolvimento do Coronavírus em todo o mundo e avaliam os ajustes necessários nas nossas operações para se adaptar às constantes mudanças. Estamos a trabalhar continuamente para desenvolver soluções para os nossos clientes à medida que a situação se desenrola.

Trabalhamos com os nossos clientes para garantir a capacidade das operações, monitorando continuamente a situação, global e localmente, de forma a garantir que respondemos às orientações das Autoridade de Saúde e cumprimos todos os requisitos estabelecidos pelos órgãos governamentais, em todo o mundo.

As restrições aplicadas pelos governos até agora não se aplicam ao transporte de mercadorias e documentos. A rede DHL Express está, portanto, operacional para os envios de exportação e importação.

Na atual situação de surto do Covid-19 confirmamos que a DHL Express continua a tomar todas as medidas necessárias para lidar com esta emergência e conter os riscos de contágio, dando prioridade máxima à saúde e segurança das nossas pessoas, dos nossos clientes e qualquer pessoa que interaja com a nossa rede.

Muitos clientes, nos últimos dias, solicitaram que os envios fossem entregues sem contato interpessoal e sem manipular os dispositivos que usamos para assinar a entrega.

Por esse motivo, para atender às necessidades dos nossos clientes e proteger a segurança de clientes e estafetas DHL, os envios são entregues sem a obrigação de assinatura.

Mesmo num momento de dificuldade particular, continuamos a esforçar-nos para garantir aos nossos clientes a melhor qualidade de serviço, graças à contribuição das nossas pessoas e, em particular, dos nossos Estafetas e Rececionistas, a quem muito agradecemos.

Não há evidências de que uma infeção por qualquer tipo de coronavírus se espalhe pelo contacto com objetos ou pacotes, incluindo aqueles que chegam das áreas mais afetadas.

A importação de equipamentos de proteção individual, proveniente de países terceiros, está sujeita ao cumprimento de formalidades aduaneiras, reguladas pela União Europeia e controladas pelas respetivas autoridades Portuguesas competentes.

Desta forma, é da responsabilidade do importador garantir que a mercadoria se faz acompanhar da seguinte documentação:

Máscaras FFP1 - Máscaras faciais cirúrgicas conforme a EN 14683, tipo II, descartáveis e hipoalergénicas, isentas de látex de borracha natural; com filtro médio para maior eficiência de filtragem bacteriana, que permita ao utilizador respirar normalmente. A importação deste equipamento necessita de certificado de conformidade nos termos do Regulamento (UE) 2017/745 para dispositivos médicos.

Máscaras FFP2 e FFP3 - Máscaras FFP2 com respiradores, conforme a norma EN 149. O filtro tem uma eficácia de 98% contra bactérias. Máscaras FFP3 com respiradores tem características idênticas às FFP2, mas para microrganismos, aerossóis e vírus. Ambas têm baixa resistência à respiração, ajuste nasal flexível e acolchoados; sem látex natural. A importação deste equipamento necessita de certificado de conformidade segundo o Regulamento (UE) 2016/425.

Máscaras com viseira - Máscaras com viseira de acordo com a EN 166. Características idênticas às restantes máscaras, mas com proteção ocular (viseira) integrada, transparente e que facilite a visão do profissional de saúde (sem acumulação fácil de vapor). Tem uma faixa ajustável para prender firmemente na cabeça e encaixar confortavelmente na testa. Cobre completamente os lados e comprimento do rosto. Necessita de certificado de conformidade segundo o Regulamento (UE) 2016/425.

Fatos de proteção integral - Certificado de conformidade segundo o Regulamento (UE) 2016/425.

Óculos de proteção e Viseiras - Certificado de conformidade segundo o Regulamento (UE) 2016/425 e norma EN 166:2001 ou Certificado ANSI/ISEA Z87:1.

No atual contexto de pandemia, foi publicado o Decreto-Lei n.º 14-E/2020, de 13 de abril, que estabelece um regime excecional e transitório relativo ao fabrico, importação, colocação e disponibilização no mercado nacional de dispositivos médicos (DM) e de equipamentos de proteção individual (EPI).

Para dar cumprimento ao disposto naquele Decreto-Lei, as autoridades ASAE e INFARMED publicaram listas de normas internacionais equivalentes às normas harmonizadas que apresentam alternativas aos certificados acima referidos.

Importação de EPI

Importação de DM

Nota: A importação destes equipamentos está sujeita ao pagamento da divida aduaneira, exceto nas situações expressamente previstas na lei, assim como ao pagamento do serviço de desalfandegamento prestado pela DHL.

A DHL Express é atualmente a companhia aérea com mais voos diários na Europa, o que confirma o nosso compromisso em operar continuamente minimizando o impacto desta pandemia no nosso serviço.

Queremos mantê-lo sempre atualizado, por isso disponibilizamos toda a informação sobre a nossa resposta ao surto COVID-19, bem como os nossos tempos de trânsito atuais.

ENVIOS

Se uma conta do Import Express (que comece com o prefixo 96 ou 95) estiver indicada numa carta de porte ou na documentação alfandegária de um envio, o envio será cobrado nessa conta. Aconselhamos os nossos clientes a terem cuidado ao fornecer os dados da sua conta Import Express, porque estes podem ser usados com o seu conhecimento por outro remetente e será você quem será responsável pelos custos. Para verificar se um envio foi efetivamente faturado para a sua conta do Import Express, verifique a sua carta de porte.
O novo serviço DHL Import Express Online facilita o controlo total das suas importações, onde quer que esteja pela Internet. O serviço permite que importadores e remetentes preparem e façam a gestão dos seus envios com rapidez e segurança.
Com o DHL Import Express Online, os titulares de contas do Import Express podem facilmente criar, visualizar e rever as informações do envio. O fornecedor pode seguir as instruções de envio, imprimir a documentação correspondente e gerar etiquetas e pedidos de picking online.
Para poder facturar um envio a uma conta de um remetente ou de terceiros, precisaremos da sua autorização por escrito. Sempre que quiser que o seu envio seja facturado a um remetente ou a terceiros, lembre-se de indicar na carta de porte e na documentação para a alfândega.

TARIFAS

O montante total indicado na sua fatura consiste na cobrança da sua taxa normal, nos possíveis suplementos e nos custos dos Serviços Opcionais (por exemplo, seguro), No caso de ter solicitado um deles no momento da sua reserva.
A soma dos subtotais nem sempre coincide com o total da fatura porque qualquer um dos subtotais se refere a dois ou mais envios com o mesmo destino.
Os suplementos para Combustível e Entrega na Área Remota são adicionados ao valor do envio automaticamente. Outros encargos, como aqueles relacionados à Entrega ao Sábado, envios de Mercadorias Perigosas e Seguros, são faturados quando o Cliente solicita esses serviços.
Todos os envios para áreas remotas fora da Portugal estão sujeitos a esta sobretaxa. Pode verificar aqui a lista de áreas às quais se aplica a sobretaxa para entrega em área remota.
O Seguro é adicionado ao envio quando o remetente o solicitar. Nesse momento, o pedido de seguro é anexado à Carta de Porte juntamente com o valor da mercadoria.
O custo do seguro para documentos e encomendas expresso é de 1% do valor declarado do envio com um custo mínimo de 12€. Em caso de dano ou perda do envio, a responsabilidade da DHL é limitada pelos termos e condições estabelecidos no contrato. A DHL incentiva-o a proteger-se contra eventuais perdas ou danos (limitado ao valor monetário real), organizando um seguro que pode ser contratado para documentos (Garantia Ampliada) e encomendas, embora em alguns casos certas restrições e limitações possam ser aplicadas.
A sobretaxa de combustível depende do serviço que contrata. A taxa é atualizada mensalmente para ajustá-lo aos preços atuais do combustível. Poderá encontrar todos os detalhes aqui.
Nas nossas faturas poderá consultar a sobretaxa de combustível para o mês atual e a sobretaxa que será aplicada no mês seguinte.

PESO

Após a recolha, todos os envios são pesados novamente nas instalações locais da DHL. Usamos as nossas próprias balanças para verificar o peso real e um sistema de scanner suspenso para capturar as dimensões do envio. É necessário conhecer as dimensões para calcular o peso volumétrico. O peso que aparece na sua fatura será o maior entre o peso real e o peso volumétrico do envio.
Por favor, consulte a seção Pesos e Dimensões para descobrir como calcular o peso volumétrico. Para envios Time Definite, poderá calcular o peso volumétrico do seu envio usando a nossa calculadora rápida.

CONTACTE-NOS E IREMOS ESCLARECER AS SUAS QUESTÕES

 

Exportar é um processo que pode ser complicado, mas na DHL pretendemos ajudá-lo para que o possa fazer da melhor forma e sem problemas.

Fale connosco através do número 707 505 606 e um especialista da DHL irá orientá-lo e ajudá-lo no que for necessário.