DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Marketing > Email marketing: quando enviar o email?

 

Email marketing: quando enviar o email?

Email marketing: quando enviar o email?

O sucesso de uma campanha de email marketing está diretamente relacionado com a altura em que é enviado. No momento certo pode levar a muitos cliques e compras enquanto que se for no errado pode conduzir a cancelamentos de subscrições.

Como saber quando enviar um email? Siga as dicas da DHL Express:

Objetivo

Em primeiro lugar é necessário definir o objetivo de cada email. Emails com objetivos diferentes, deverão ser enviados em alturas diferentes para obterem o melhor desempenho possível. Conheça as ferramentas de marketing digital que o poderão ajudar.

1. Aumentar o número de visitas

De acordo com dados do Campaign Monitor emails gerais para aumento do número de visitas geralmente obtêm um melhor resultado quando enviados a meio da semana, a meio da manhã ou a meio da tarde. Geralmente o dia em que a taxa de abertura é maior é a terça-feira enquanto que os dias com pior desempenho são a segunda e a sexta-feira.

2. Incentivar uma compra

Se um consumidor abandonou o carrinho de compras a melhor altura para enviar um email a incentivar a sua retoma é algumas horas após o abandono.

Para incentivar compras noutras circunstâncias deve ser analisado o comportamento dos consumidores em compras anteriores. Assim saberá qual é a altura do ano ou do mês em que determinado produto é mais vendido e poderá enviar o email no momento certo.

3. Conduzir a uma localização física

Se o objetivo do email é conduzir os consumidores à loja, por exemplo, a melhor altura para enviar o email é à noite e aos fins-de-semana, quando tipicamente estes estarão mais disponíveis.

Para que tenha sucesso no email marketing é necessário estar atento à atualidade e à localização dos consumidores. Deve ter em consideração desastres naturais, se o clima é o esperado para a época, as épocas de férias, as efemérides como o Natal ou feriados, os diferentes fusos horários e todos os fatores que possam afetar o desempenho do seu email. Outro fator crucial para o sucesso de um email marketing é que este seja responsive e consiga ser lido no telemóvel. Não se esqueça que este é o equipamento que a maioria dos seus consumidores vai utilizar para ler a sua mensagem.

Saiba como aumentar o número de subscritores da sua newsletter.