DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Responsabilidade Social > Conheça o poderoso algoritmo da Greenplan para a otimização de rotas

 

Conheça o poderoso algoritmo da Greenplan para a otimização de rotas

Conheça o poderoso algoritmo da Greenplan para a otimização de rotas

A Greenplan é uma start-up financiada pela DHL que se encontra a lançar um algoritmo poderoso que otimiza as rotas de entrega e as sequências de paragem no setor logístico.

O algoritmo aproveita todo o potencial das rotas inteligentes, utilizando toda a informação disponível para otimizar as rotas de transporte numa área de entrega. Assim, reforça os esforços de eficiência e sustentabilidade da indústria sem prejudicar a qualidade do planeamento.

O CEO da Greenplan partilhou com a DHL Express que o grande objetivo é tornar a indústria mais eficiente e sustentável, através da oferta de uma solução precisa e fiável capaz de ser integrada nos sistemas de planeamento eficiente de rotas existentes. Pela primeira vez, calcula-se as rotas em conformidade com as informações históricas de tráfego ao nível das ruas, permitindo aos clientes reduzir em 20% os custos (relativamente às soluções-padrão de otimização de rotas), bem como minimizar a pegada de carbono, através da redução dos quilómetros percorridos.

Saiba mais sobre logística verde.

O algoritmo desenvolvido pela Greenplan está preparado para entregas no próprio dia, sendo capaz de ter em conta os endereços segmentados, bem como os prazos de entrega individuais ao nível do envio. Ao considerar os tempos de viagem dependentes do tempo do dia e da rua, irá encontrar a melhor hora de início das entregas. Para além disto, adapta-se a uma variedade de questões ou alterações personalizadas.

O algoritmo permite aos clientes criar as suas próprias estratégias ecológicas, possibilitando a redução das emissões de CO2 através de distâncias mais curtas e menos viagens. O algoritmo considera também as emissões por tipo de veículo, os parâmetros específicos para frotas de veículos elétricos e limites de alcance por veículo, de forma a planear as rotas mais eficientes. No seu conjunto, o algoritmo inteligente leva a uma redução dos custos e a emissões de CO2 mais baixas para a mesma entrega.

A logística apresenta-se como uma indústria altamente fragmentada, oferecendo uma multiplicidade de soluções para processos individuais. Este algoritmo capaz de satisfazer as necessidades empresariais únicas dos clientes foi desenvolvido para alcançar o total potencial das capacidades e otimizar a gestão de recursos.

Saiba como adotar packaging mais sustentável.