DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > Como proteger a sua loja online de ciberataques

 

Como proteger a sua loja online de ciberataques

Como proteger a sua loja e-commerce de ciberataques

Se tem uma loja online, saiba que não importa a sua dimensão para que seja alvo de ciberataques. Por norma as lojas mais reputadas encontram-se melhor protegidas e, portanto, as de menor dimensão são alvos mais fáceis.

Um ciberataque normalmente consiste no roubo dos dados pessoais e de pagamento dos seus consumidores, que têm um grande valor no mercado negro. Para além de perder a confiança dos seus clientes, pois a maioria não volta a comprar num site que não protegeu os seus dados, terá ainda de enfrentar vários encargos como multas, recuperação dos dados, estudos de impacto, etc.

Para que tal não aconteça é importante que se preocupe em proteger o seu site. Conheça as recomendações da DHL Express para este efeito:

Passwords

Utilize passwords fortes e únicas para aceder ao seu site. A sua equipa não deve partilhar passwords e cada membro deverá ter uma credencial única, que não deverá ser o acesso para mais nenhum site.

Formação

Forme a sua equipa de forma a evitar comportamentos que poderão colocar o seu site mais vulnerável a ciberataques. Tenha um protocolo de segurança definido para evitar erros humanos.

Acesso a dados

A cada utilizador que acede ao backoffice do seu site, dê apenas o nível de acesso/permissão necessário. Nem todos necessitam de ter acesso aos dados dos clientes e ao reduzir o número de pessoas que tem acesso aos mesmos está também a aumentar a segurança. Para além dos dados no backoffice, garanta que apenas guarda os dados necessários na sua rede e implemente uma limpeza regular para que não corra riscos desnecessários.

Proteção

Proteja todos os dispositivos utilizados para aceder ao seu site com anti-vírus, firewalls ou outros métodos de segurança. Implemente medidas adicionais de proteção como a autenticação de dois fatores e tenha uma VPN para que os seus trabalhadores possam aceder ao seu sistema de forma segura.

Realize a manutenção regular do seu site instalando possíveis atualizações que possam existir. Tenha ainda um backup do seu site e um plano de recuperação de dados de forma a minimizar o tempo e custos no caso de ser vítima de um ciberataque.

Conheça mais dicas para proteger o seu negócio de ataques cibernéticos.