Blockchain: o futuro das vendas digitais

Blockchain: o futuro das vendas digitais

Nas vendas digitais são diversos os métodos de pagamentos existentes, mas já ouviu falar da tecnologia blockchain?

Se tem uma loja online saiba que se deve preparar para o futuro blockchain, a tecnologia que está por trás da criptomoeda Bitcoin.

O blockchain tem um crescimento estimado de 2.300 milhões de dólares em 2021. É considerado o futuro por ser um método de pagamento mais seguro e acessível e que pode permitir alargar o número consumidores, captando os 2,5 milhões de pessoas que atualmente estão fora do sistema financeiro. Tem potencial para aumentar a procura por bens e serviços tornando as transações mais baratas e pode ainda ajudar a acabar com as falsificações ao registar todos os pontos da cadeia de distribuição localizando todos os objetos.

Saiba quais são os principais impactos do blockchain:

Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor com as marcas irá alterar-se. Os negócios irão ligar-se diretamente aos consumidores e os intermediários deixarão de ser necessários para facilitar as transações. Um consumidor poderá comprar bens a um fornecedor internacional através de uma transação blockchain verificada adquirindo os bens a preço de custo, eliminando comissões acrescentadas pelos intermediários.

Marketing

Com os consumidores a ligarem-se diretamente aos fornecedores, passarão não apenas a controlar a transação, mas também os seus dados. Os negócios que hoje em dia se baseiam na análise de dados de comportamento dos seus consumidores deixarão de ser necessários. Os consumidores ao controlarem os seus dados irão optar pelas marcas em que confiam e que oferecem uma melhor experiência de compra. As marcas terão de considerar algumas medidas como entregas gratuitas, programas de fidelização e compras em um clique para manterem os seus clientes.

Sistemas de pagamento

Com o blockchain o pagamento é tão simples como fazer log-in num computador ou pressionar um ícone num smartphone, logo os meios de pagamento tradicionais irão sofrer um grande impacto e terão de se adaptar a esta nova realidade. O aumento dos pagamentos via blockchain ou cripto-moedas levará ainda a um aumento no número de negócios geridos a partir de casa, por não existir a necessidade de intermediários de transações.

Saiba quais são as principais tendências de SEO em 2020.