A tecnologia 5G e a logística

A tecnologia 5G e a logística

Velocidades de download e upload de topo, uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis são os argumentos da tecnologia 5G para transformar a logística.

Espera-se que a tecnologia 5G revolucione as transportadoras internacionais à medida que esteja disponível em mais mercados ao longo dos próximos anos. Os processos logísticos ficarão mais rápidos, mais seguros e mais fiáveis.

Conheça os cinco pontos onde a tecnologia 5G vai influenciar a logística:

1. Digitalização e Logística

A tecnologia 5G vai ser capaz de conectar com maior robustez e qualidade mais dispositivos e utilizadores, algo que é importante para uma operação logística que tem múltiplos meios a operar em paralelo.

2. Minimização dos riscos nas cadeias de distribuição

O baixo consumo de energia do 5G abrirá caminho para novas capacidades de rastreamento e monitorização global para pacotes e dispositivos, de acordo com o último relatório do Radar de Tendências Logísticas da DHL

3. Camiões de entrega autónomos

Os dados 5G podem ser transmitidos com um tempo de atraso de apenas 1 milésimo de segundo (50 vezes mais rápido do que o 4G). Quanto menor for o tempo que um camião autónomo demorar a tomar uma decisão, mais seguras serão as estradas e mais fiáveis serão as entregas e os envios internacionais

4. Operações portuárias mais rápidas e seguras

Para criar um sistema de transporte inteligente, sensores, câmaras e dispositivos são conectados a uma rede para formar um sistema de comunicação integrado. O núcleo do sistema assenta numa ligação rápida e fiável que só é possível com a velocidade e o desempenho do 5G.

5. Aplicações de Realidade Aumentada

Aplicações sofisticadas de realidade virtual utilizadas em logística, tais como vision picking, serão significativamente melhoradas ao serem suportadas por uma rede 5G

Quando a tecnologia 5G atingir todo o seu potencial, as perdas de carga, a colocação incorreta de encomendas, a má gestão e ineficiência serão problemas do passado nos processos de envio das transportadoras internacionais.

Leia mais sobre o futuro dos serviços de entregas com o artigo “Qual é o futuro dos serviços de entregas?”.