DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Comércio Internacional > A Importância dos Programas de Fidelização

 

A Importância dos Programas de Fidelização

A Importância dos Programas de Fidelização

Os programas de fidelização surgem porque a retenção de clientes é algo muito importante para as empresas.

Os programas de fidelização são a ferramenta ideal para criar condições para que alguém que já é cliente, continue a preferir a empresa face à concorrência.

Se quer saber mais sobre os benefícios dos Programas de Fidelização para o seu negócio, continue a ler este artigo.

Estes programas criam uma relação de confiança e lealdade entre o consumidor e a marca. Neste tipo de relação, o cliente confia que a marca será capaz de satisfazer as suas necessidades de forma continuada, superando sempre as suas expectativas.

É importante implementar programas que acrescentem valor aos clientes habituais, visto que 20% dos seus clientes frequentes podem representar 80% das suas vendas. Além disso, atrair novos clientes representa sempre um investimento superior por parte da empresa do que reter os atuais.

Benefícios dos Programas de Fidelização para as empresas:

São uma forma eficaz de reter atuais consumidores

Funcionam como um incentivo para os consumidores se envolverem e comprarem mais frequentemente os seus produtos ou serviços. E manter um consumidor regular é bem mais barato que atrair um novo cliente.

Redução da sensibilidade ao preço

Através dos programas de fidelização, e sempre que o cliente reconheça o conjunto de benefícios associados, este irá mostrar menos sensibilidade relativamente ao preço.

Dão um maior poder de negociação

Possuir um segmento de clientes fidelizados pode dar-lhe maior poder de negociação com os fornecedores da sua empresa.

Compreensão dos hábitos dos clientes

A fidelização dos clientes permite construir uma relação de proximidade com os mesmos, conseguindo assim um amplo conhecimento sobre os seus hábitos de consumo, frequência com que compram, tendências que seguem, interesses, reação a cada tipo de oferta, etc.

Ótimos para recompensar consumidores que passam a palavra

As referências das pessoas que pertencem ao nosso grupo social são sempre mais valiosas que a publicidade tradicional. Com um programa de fidelização torna-se mais fácil recompensar os consumidores que passam a palavra sobre o nosso negócio.

Pode ainda ver no nosso blog Como utilizar marketing de conteúdo no seu negócio e-commerce.